Empatia na liderança

Faaala Líder! Tudo bem com você?

De 0 a 10, o quanto você se coloca no lugar do outro, para entendê-lo?

Você tira conclusões por você ou busca entender a outra pessoa?

Na postagem de hoje vamos abordar um assunto sensacional e extremamente importante, não só para o líder mas, para qualquer pessoa e, em qualquer tipo de relacionamento.

Nos tempos modernos, infelizmente, o que mais acontece é julgarmos e tomarmos decisões baseados somente em nossas convicções, crenças, costumes etc. etc. etc.

Mas, se você parar para pensar, não faz o menos sentido julgarmos outra pessoa, somente por nossas convicções.

empatia na liderançaComo vou julgar o sabor da laranja se eu só como uva?

Como vou julgar o Palio se eu só dirijo Gol?

Como vou julgar Pedro (nada contra você, hein Pedro! rs) se eu sou Claudio?

Ora! Para que eu possa de fato auxiliar a outra pessoa, eu preciso entender a fundo o que ela está me dizendo, sentindo, vivendo. Se eu não fizer isso…..jamais conseguirei ajudar da forma como deveria.

Algum tempo atrás eu escrevi uma postagem chamada “Não julgamento na liderança” e acredito que vai contribuir bastante com o seu entendimento sobre empatia na liderança.

A Empatia na liderança é justamente o fato de você se colocar no lugar de outra pessoa, sentir o que ela sente, se esforçar para entender o que ela está vivendo, imaginando o porquê dela estar passando por tal situação.

A partir do momento que você é empático, sua mente se expande e você consegue auxiliar de verdade a pessoa que está conversando com você.

Trazendo para o campo profissional, vamos imaginar que seu liderado chega para você é diz:

“Estou com o rendimento abaixo do esperado, por que estou passando por um momento difícil, onde estou em processo de separação”

O que é ser Empático neste caso?

Você diz: “Entendi. Obrigado por compartilhar um desafio pessoa seu comigo.O que eu como seu líder posso fazer pra amenizar teu desafio pessoal, ao mesmo tempo te dando mais motivação no trabalho?”

empatia na liderançaE aí dê as opções que estão ao seu alcance e da Empresa, de modo a fazer com o que o teu liderado consigo passar por esta fase e, ao mesmo tempo, continue motivado em trabalhar, entendo que você e a Empresa estão do lado dele.

Ser empático é se colocar no lugar do outro, como se fosse você que estivesse vivendo aquilo e como você gostaria de ser tratado caso fosse você.

O que NÃO é ser empático neste caso?

Alguém que não é você diz: “Cara, que chato mas, você sabe que devemos separar os problemas pessoais dos profissionais, né?”

Você pode achar que isso é um feedback realista mas, no momento que você dá este feedback você fala para o seu liderado: “Não estou nem aí pro teus problemas pessoais. Se você não gerar resultado, é rua!”

Acredite! Provavelmente o seu liderado entenderá exatamente isso. E ao invés de motivá-lo…você o desmotivará ainda mais.

Faz sentido pra você?

Praticar a Empatia na liderança 24 horas por dia é essencial, pra sua vida, sua carreira e seu futuro. Comece agora mesmo a colocar em prática!

Abs.

 

.Vem comigo!!

Videoaula GRATUITA te apresenta 2 exercícios de autoconhecimento para conquista de objetivos
Gere mais resultados através do autoconhecimento, potencializando seus pontos fortes e identificando oportunidades. Assista GRATUITAMENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *