3 maneiras de tomar decisão errada

Faaala Líder! Tudo bem com você?

Atire a primeira pedra quem nunca tomou uma decisão errada!!

E você, sempre decide corretamente, não impacta ninguém, gera resultado positivo?

Tomar decisão errada faz parte da rotina de um líder de alta performance, felizmente!!

Ué? Felizmente? Tá maluco, Bonel?!

Felizmente mesmo! São essas decisões erradas que mantêm seu pés no chão e que te ajudam a evoluir, aprender novas coisas e viver o novo, com persistência.

tomar decisão erradaE porque decisões erradas fazem parte da rotina do líder? Ora, o Líder decide com muita frequência, logo está mais exposto a decidir algo errado.

Toma decisão errada não é demérito! Não é motivo de vergonha! Errou? Assuma o erro, entenda o porquê deu errado, tome uma nova decisão e monitore.

Agora, você quer saber as 3 principais maneiras de tomar decisão errada?

Vem comigo, que vou te contar! Mas, antes gostaria de te convidar a ler o artigo “Aprendizado com erros”, onde te apresento o processo clássico da mudança. Vai te auxiliar bastante quando tomar uma decisão equivocada.

>> Clique aqui para ler o artigo <<

Bom, agora que já aprendeu como deve se fazer para contornar uma decisão errada e ainda gerar oportunidades de crescimento, chegou a hora de conhecer as 3 maneiras.

Maneira 1: Excesso de autoconfiança

Sabe quando você começa a achar que sabe tudo? É que nem o jogador de futebol que está acertando todos os passes, está com a autoconfiança acima do nível, tanto que já começou a achar que nada dará errado. Até que ele erra um passe no meio campo e seu time toma um gol.

Não caia na armadilha do excesso de autoconfiança, pois seu tombo pode ser feio e o pior, prejudicar outras pessoas e até colocar em risco seus resultados.

O que fazer?

Por mais que a autoconfiança esteja acima do nível, coloque seus pés no chão e faça todos os procedimentos necessários, baseado nos seus processos, para minimizar qualquer erro.

tomar decisão erradaManeira 2: Não avaliar impactos

Essa é muito clássica! O Líder toma decisão baseado em suas convicções e acredita que não tem como dar errado o que decidiu, com isso ele esquece de avaliar possíveis impactos, áreas envolvidas, responsabilidades etc.

O que fazer?

“Esvazie a xícara”, ou seja, abra espaço em sua mente para novas convicções! Nem sempre as convicções de ontem, funcionarão amanhã. Portanto, sempre duvide de suas velhas convicções e faça o que tem que ser feito em nível A

Maneira 3: Não se planejar

Erro básico em qualquer tomada de decisão. Não tem mistério, seja uma decisão simples ou complexa, você precisa de planejamento detalhado, com datas, responsáveis, custos, localização, descrições, enfim tudo o que for te auxiliar para tomar uma decisão.

O que fazer?

PLANEJAMENTO!

Bom, agora que já como tomar decisão errada…é a hora de não tomar mais decisões erradas mas, se porventura acontecer, você já sabe o que fazer!

Abs.

.Vem comigo!!

Videoaula GRATUITA te apresenta 2 exercícios de autoconhecimento para conquista de objetivos
Gere mais resultados através do autoconhecimento, potencializando seus pontos fortes e identificando oportunidades. Assista GRATUITAMENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *