Princípio de Pareto na Liderança

Faaaaala Lider, tudo bem com você?

Você sabe como planejar seu tempo? Sabe como é ter a sensação de ótimos resultados?

O chamado Princípio de Pareto (recebe este nome em homenagem ao economista Vilfredo Pareto),  se aplica à maioria das pessoas e empresas e nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente conforme as prioridades corretas.

Este princípio afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas.

Com a utilização do Principio de Pareto na liderança nos auxiliará na hora de separar e organizar o tempo e as ações da melhor forma, para que consigamos alcançar ótimos resultados em nossas equipes.

Vou mostrar alguns exemplos na prática como aplicar o Principio de Pareto em 3 frentes na vida:

  1. Individuo
  2. Profissional
  3. Família

 

# Individuo

Para que você tenha produtividade nível A e alcance ótimos resultados, é interessante separar algumas horas para planejar de como será o dia, ao invés de passar o dia todo planejando a alguma ação. Não espere acontecer, tome as rédeas das suas ações e faça acontecer.

# Profissional

No profissional, nem falo de pouco tempo do dia e sim pouco tempo para cada tarefa.

princípio de paretoEste pouco tempo está ligado à Objetividade, Clareza, Meios e Resultados.

Mas para isso, você (líder) precisa conhecer bem a sua equipe e delegar cada tarefa para o integrante certo, sabendo-se que terá resultados satisfatórios em pouco tempo, ou seja, sabe exatamente em quem os 20% será transformado em 80%.

# Família

Imagino que você precise ter vida social também, não é?

Digamos então que você queira reservar um tempo para a sua família, ou amigos, ou uma viagem. Procure escolher bem as pequenas ações que te levarão a obter grandes resultados.

A frase da vez é: Tempo de Qualidade

A psicologia define este tempo como “Tempo da Atenção Exclusiva”.

Isto iria contra o princípio de Pareto? Claro que não, novamente, está na objetividade da tarefa.

No meu caso que sou pai, não preciso ficar com a minha família o dia todo, e sim, planejar algumas ações (20%) que será mais prazerosa e ao mesmo tempo mais importante na vida dela, que serão os resultados obtidos (80%).

Mas para isso, preciso conhecer bem o gosto da minha família.

E para finalizar deixo algumas dicas que contribuirá para você usar o Princípio de Pareto. Mas antes, veja o vídeo “Como conquistar objetivos” que vai te agregar ainda mais sobre como traçar seus objetivos.

# Dica 1:

Quais são os seus objetivos? Se realizar profissionalmente? Estar bem financeiramente? Ser um profissional respeitado e admirado? Trabalhar para um mundo mais humano e solidário? Combater as drogas?

Pare um momento! Identifique claramente por escrito, quais são os seus objetivos de vida.

# Dica 2:

Para a concretização de seus objetivos você necessitará de tempo disponível, então uma forma de utilizá-lo a seu favor é começar sabendo para onde vai.

Ninguém é capaz de atingir seus objetivos se não for capaz de visualizá-los claramente e identificar as ações necessárias, afinal não adianta ter pressa se você estiver no caminho errado.

E você somente saberá se está no caminho correto se souber para onde está indo.

É isso líder, espero que este artigo desperte na sua mente o planejamento e clareza das próximas ações.

Até o próximo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *