Escuta ativa – 3 dicas

Faaaaaala Líder! Tudo bem com você?

De 0 a 10, o quanto você escuta as pessoas a sua volta?

Você ouve sem julgar?

Você se coloca no lugar do outro?

escuta ativaEssas perguntas vão te dizer se você possui ou não uma escuta ativa. Se você não possui, fique tranquilo. A Escuta ativa é uma característica do líder de alta performance e pode ser trabalhada tranquilamente. Continue comigo, pois nesta postagem vou te apresentar 3 dicas para uma escuta ativa de qualidade.

Primeiramente é importante salientar que se você busca extrair o melhor de seus liderados e de todos a sua volta, a escuta ativa é a melhor “ferramenta” que você possui para isto.

Acredite, mas 97% do líderes que, estão atualmente no mercado de trabalho, não praticam a escuta ativa e, consequentemente, desmotivam e perdem seus taletos para outras empresas, por este motivo que estes líderes são medianos e as empresas não aguentam mais este tipo de perfil.

Portanto se você deseja fazer do grupo de 3% dos líderes de alta performance e ver as empresas se “estapearem” por você, recomendo fortemente que você preste atenção e pratique as 3 dicas para se ter uma escuta ativa que te apresentarei.

#DICA 1: Não Julgue

Ouça sem julgamentos. O simples para você, pode ser algo muito complicado para o outro, e vice-versa, portanto ouça com atenção sem julgamentos, achismos ou arrogância. Preferencialmente, coloque-se no lugar do outro e sinta o que ele está sentindo com que está sendo exposto. O objetivo é identificar o que está acontecendo e propor uma solução.

#DICA 2: Não interrompa

Não quebre a linha de raciocínio da pessoa que está falando com você. Normalmente, interrompemos a pessoa quando discordamos de um ponto ou quando supomos saber a solução daquilo que está sendo falado, porém quando você interrompe a oratória da pessoa quebra o estado emocional deste.

#DICA 3: Proponha soluções

escuta ativaSim. Esse é o principal objetivo da escuta ativa, entender o que a pessoa está falando com você e propor soluções. Saia do bate papo com um aprendizado e uma ação. Ao final da conversa, pergunte: “Qual foi o aprendizado disto que você me relatou?” e,e em seguida, junto com o seu liderando planeje uma ação para ser executada.

Com essas 3 dicas você pode ter certeza que promoverá diversas oportunidades de crescimento em seus liderados e, consequentemente um aumento de performance nas atividades da sua área, bem como mais resultados gerados.,

Como complemento, recomendo que você assista ao mini-curso GRATUITO “As 10 habilidades do líder de alta performance”, para ampliar ainda mais esta característica.

Abs.

...e vem comigoooo!

Videoaula GRATUITA te ensina 2 exercícios de autoconhecimento, para você gerar mais resultados.
Quais são seus pontos fortes? Quais as oportunidades que você tem para conquistar seu objetivo? Descubra agora, inscrevendo-se GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *