Aprenda a dizer não

Falaaaaaa Líder! Tudo bem com você?

Quantas e quantas vezes te pediram alguma coisa e você, pra ser legal, mesmo sem poder atender, disse “Sim”?

De todas essas vezes, em quantas delas você teve a sua produtividade comprometida?

Como seria se você soubesse dizer “Não”, para ser uma pessoa de alta performance?

Falar “Sim” para tudo pode – e vai – comprometer todo o seu planejamento de tarefas. Se você tem a consciência de que não tem condições de fazer o solicitado….

Aprenda a dizer não

A grande maioria dos seres humanos gostam de ajudar as pessoas e por conta disso sentem-se “envergonhados” em dizer não, pois no fundo acreditam que estarão fazendo um mal a pessoa.

Aprenda a dizer nãoO fato é que se você sempre disser “sim”, a sua produtividade será muito aquém do que deveria ser, visto que sempre estará resolvendo atividades alheias.

Nosso cérebro entende que o que as pessoas nos solicitam são “atividades urgentes”, ou seja, precisamos resolver naquele momento ou até nos sobrecarregamos para assumir mais uma responsabilidade.

Já as nossas tarefas o nosso cérebro entender como “atividades importantes”, pois são de responsabilidade única nossa. Nós é quem devemos dar continuidade.

Acontece que quando você diz “Sim” para tudo que te pedem, você está sempre resolvendo atividades urgentes e, com isso você torna-se o famoso “bombeiro”, ou seja, só apaga incêndios. Logo, você se sente desmotivado e com a sensação de que seu trabalho ou suas ações não rendem, não dão resultado.

Já terminou um dia e teve a sensação de: “Caraca, o dia não rendeu nada! Não consegui terminar nada!” ?

Provavelmente neste dia você só apagou incêndios e as suas atividades – que são importantes – ficaram de lado, na gaveta, empoeirando. Por isso, líder, aprenda a dizer não.

Quando você deixa de resolver atividades importantes para dar foco nas atividades urgentes, acontece um ciclo vicioso. Pois, as atividades que são importantes hoje, amanhã serão urgentes também, logo além de resolver as atividades urgentes que você disse “sim”, também terá de resolver as suas atividades que se tornaram urgentes também.

Percebe o problema? Já aconteceu ou está acontecendo com você?

Aprenda a dizer nãoVou pedir pra você fazer um exercício….

  1. Pegue um papel e caneta
  2. Faça um traço no meio da folha no sentido vertical
  3. De um lado escreva atividades importantes, na outra metade escreva atividades urgentes
  4. Na lado das atividades urgentes separe as atividades que foram solicitadas a você e, as suas que se tornaram urgentes.
  5. Preencha com suas atividades, colocando o responsável e a data de entrega.
  6. Feito isso, faça um plano de execução na ordem de prioridades dando foco nas atividades importantes

O objetivo é impedir que atividades importantes se tornem urgentes e também reduzir as atividades urgentes. A recomendação é que você sempre faça mais atividades importantes do que urgentes mas, que sempre encaixe, pelo menos 1 urgente no seu plano diário.

Então, chegou a hora! Aprenda a dizer não.

Aproveite e faça o download gratuito do e-book “3 dicas incríveis para dar um feedback negativo motivador”. Excelente e-book para que você aprenda a dizer não e ainda motive a pessoa.

Abs.

...e vem comigoooo!

Videoaula GRATUITA te ensina 2 exercícios de autoconhecimento, para você gerar mais resultados.
Quais são seus pontos fortes? Quais as oportunidades que você tem para conquistar seu objetivo? Descubra agora, inscrevendo-se GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *