Líder, você não deve saber tudo

Falaaaaaa Líderrr! Tudo bem com você?

Falar “Não sei” é uma atitude muito inteligente. Reconhecer que não sabe tudo, pode até parecer fragilidade mas, muito pelo contrário, trata-se de uma atitude muito INTELIGENTE.

Atualmente, quando assumimos não saber alguma coisa, significa que estamos tomando uma decisão de mudança! Isso mesmo! Quando assumimos esta postura e identificamos que há uma questão que não sabemos, nós temos o DEVER de partir em busca deste conhecimento.

LíderOra, como você pode caminhar em direção ao RESULTADO se você não é capaz de admitir que não sabe tudo? A humildade tem de acompanhar você em todos os momentos de sua carreira profissional, pois só assim você conseguirá aprender sempre, focado no atingimento dos objetivos.

Se tem um coisa extremamente ruim e que, no futuro, gerará diversos constrangimentos e problemas é FINGIR QUE SABE. Jamais se utilize disto, principalmente por que não é ético! Quando você finge, você atrapalhará todo o planejamento e, com isso, terá um impacto indesejado no futuro.

Indico a leitura do artigo “Ética na Liderança”, para que você veja a importância de ser ético.

Este é o principal motivo que a palavra “Não Sei”, vale ouro, para você. Quando fingimos, estamos Fingindo pra quem? Não existe auto-engano! Reflita sobre isso.

Caros lider, quando fingimos saber estamos dando um passo enorme para cairmos dentro de um buraco! As pessoas que dizem “Não sei”, de fato, são muito inteligentes, pois quem tem dúvida tem um belo e potente motor de mudança.

A dúvida é uma oportunidade de crescimento! Quem não tem dúvida não é capaz de propor novas soluções, inovações, novos caminhos. Não consegue pensar fora da caixa.

líderNão é vergonha alguma falar para sua equipe que você não tem conhecimento sobre um determinado assunto, pelo contrário. É louvável! Sua equipe terá certeza que está sendo liderada por um pessoa humilde e que busca evoluir a todo instante! Isso é INSPIRAÇÃO!

Outro detalhe importante e que não podemos ter vergonha ou medo de ERRAR! Só erra quem faz! E você é um Líder! Você tem que fazer e saber conviver com os erros! Não confunda erro com negligência! Negligência é uma coisa bem diferente mas, não cabe aqui discutirmos sobre.

Os Erros servem para serem corrigidos! Identificá-lo é o SEU papel. Você é o líder. Estes, por sua vez, devem ser registrados, como uma base de conhecimento, a fim de que outras pessoas já não o cometam mais. Errar é tão importante quanto acertar.

Todos os grande gênios e líderes erraram bastante antes de acertar! Por exemplo, Thomas Edson, inventor da Lâmpada Elétrica realizou 1.430 experiências que deram errado, antes de chegar a Lâmpada. E mais, ele registrou todos os 1.430 modos de como não se fazer uma Lâmpada!

É importante saber o que não se deve fazer! O fracasso não vem com erro e sim, com a desistência! Tem um ditado que diz “Os inteligentes aprendem com os próprios erros”. Este ditado está errado, o correto é “Os inteligentes aprendem com a CORREÇÃO dos erros”

O Líder tem de possuir muita HUMILDADE, para reconhecer que não sabe tudo e que pode errar! Admitir isto te coloca no caminho da evolução!

Abs

...e vem comigoooo!

Videoaula GRATUITA te ensina 2 exercícios de autoconhecimento, para você gerar mais resultados.
Quais são seus pontos fortes? Quais as oportunidades que você tem para conquistar seu objetivo? Descubra agora, inscrevendo-se GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *