Liderança positiva

Falaaaa Líder! Tudo bem com você?

Antes de ler este artigo, recomendo fortemente que leia “Afinal, o que é Liderança?” . Pois te dará uma visão geral do verdadeiro sentido da liderança.

A liderança positiva “contamina”, de forma motivadora, toda a sua equipe

O que mais se vê dentro de empresas são líderes e gestores totalmente pessimistas. O que acontece é que estes gestores contaminam negativamente toda a sua equipe. Lembre-se que o Líder tem de ser inspirador e o fato de você ser positivo, facilita o seu trabalho de inspirar sua equipe.

liderança positivaUma Liderança positiva é aquela que:

  • Chega de manhã e cumprimenta todos os membros de sua equipe.
  • Recebe, atentamente, sugestões e ideias de sua equipe.
  • Está sempre pensando no seu futuro, no da equipe e no da empresa.
  • O passado para ele é apenas “passado”. Não fica se lamentando ou se vangloriando com o que já passou.
  • Foco total no resultado positivo.
  • Poucas análises e muitas ações.
  • Enxerga além dos problemas, ou seja, sempre possui uma alternativa para solucioná-lo
  • Não impõem. Estão sempre criando opções de escolha

Uma liderança positiva sempre alcança mais resultados que um líder convencional e pessimista.

Algumas pessoas já nascem desta forma, ou seja, são positivas em todos os momentos e situações, tanto na vida profissional, quanto na pessoal. Outras pessoas não possuem essa positividade natural em seu perfil.

A boa notícia é que você pode aprender a ser um líder positivo.

O que você precisa fazer é ter uma atitude diferente. Você precisa se programar mentalmente. Uma Liderança positiva diante de um problema age, da seguinte forma: “Bom, quais são as alternativas, soluções e opções para resolvermos?”. Já o Líder negativo: “O que deu errado dessa vez e quem foi que causou?”

liderança positivaRepare na diferença das reações diante do mesmo problema. O Líder positivo motiva a sua equipe a solucionar o problema. Já o negativo coage a sua equipe.

A atitude do líder positivo está sempre em direção a achar a solução. Um Líder positivo jamais, diante de um problema, procurará um culpado. Achar culpados não resolverá seus problemas. A sua atitude positiva é que será sua arma principal para solucioná-los.

O Líder positivo assumirá o controle da situação, motivará sua equipe, delegará em alto nível. Se necessário, acionará outras áreas para o apoiar.

Note que são atitudes que visam somente resolver o problema. Foco no futuro e no objetivo. RESULTADO! Após resolver o problema, o líder positivo buscará aprendizado, a fim de o que o problema não aconteça novamente. Ou seja, errar e acertar sempre são excelentes oportunidades de crescimento.

Lembre-se que os erros são tão importantes quanto os acertos. A forma incorreta de se fazer algo também deve ser registrada.

Absss.

...e vem comigoooo!

Videoaula GRATUITA te ensina 2 exercícios de autoconhecimento, para você gerar mais resultados.
Quais são seus pontos fortes? Quais as oportunidades que você tem para conquistar seu objetivo? Descubra agora, inscrevendo-se GRATUITAMENTE

2 thoughts on “Liderança positiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *